Páginas

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Romance em Amesterdão

Autor: Tiago Rebelo
Edição: Mai/2014 (8ª Edição - 1ª na ASA)
Páginas: 288
ISBN: 9789892326214
Editora: ASA

Sinopse:
Quando o amor parecia diluído no tempo, eis que volta a ser vivido no presente. Uma história apaixonante.
Passaram quinze anos desde a última vez em que Mariana e Zé Pedro estiveram juntos - tempo que poderia ter sido suficiente para fazer desmaiar os tons da paixão se os amantes fossem outros, se o sentimento não tivesse calado tão fundo nas suas almas. Mariana imaginara, milhares de vezes, o reencontro; Zé Pedro desesperara por voltar a vê-la. E, sem que nada o fizesse prever, um brevíssimo encontro, numa estação de metro apinhada de gente, vem tornar aqueles quinze anos quase irreais.

Quando tudo parecia ter sido aplacado pelo tempo, quando tudo o que acontecera em Amesterdão parecia confinado ao universo das fantasias românticas e do sonho, eis que o passado ressurge e se impõe, com um ímpeto que os esmaga, que lhes revolve o coração.
Mas peças no tabuleiro do jogo da vida são múltiplas e, não raras vezes, dotadas de vontade própria. A felicidade, alada e colorida, é tão apetecível quanto caprichosa - e sempre imprevisível.

A minha opinião:
Quando escolhi ler este livro, não reparei que a edição original era de 2004, e pensei ao iniciar a leitura que, poderia ser dissuasor por algum desenquadramento. Tal não se verifica, porque os sentimentos não passam de moda ou sofrem alterações significativas com o passar do tempo.

Esta estória é sobre um triângulo amoroso. Nada mais trivial, excepto para os intervenientes em tão delicada situação, como se pode ler nesta narrativa. Os sentimentos de afeto construíram uma relação entre duas pessoas que se afastaram com uma promessa não concretizada alguns anos atrás, mas o confronto entre dois homens apaixonados pela mesma mulher ditou o desfecho. Sentimentos fortes de virilidade ferida. 

Singelo e aprazível, este romance lê-se muito bem e podemos antever o desenrolar dos acontecimentos entre Zé Pedro e Ricardo conhecendo a índole do macho latino. Emoções irreflectidas e fortes sentimentos marcam esta estória, em que todos saíram a perder, mas que no fim, talvez tenham ganho. 

Uma boa leitura de verão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário