Páginas

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O Último Livro

Autor: Zoran Zivkovic
Edição: 2011, março
Páginas: 248
ISBN: 9789896231446
Editora: Cavalo de Ferro

Sinopse:
Algo de terrível está a acontecer na Livraria Papyrus! O senhor Todorovic, um dos mais fiéis clientes, morreu inesperadamente, enquanto, sentado numa das poltronas da livraria, folheava tranquilamente um livro. Causa da morte: desconhecida. Vera Gavrilovic, uma das proprietárias, está preocupada. Até porque este é apenas o início: a esta primeira morte sucede outra, e depois outra, e outra ainda. Todas elas sem motivo aparente. Este estranho caso parece talhado à medida do bibliófilo Inspector Dejan Lukic. Dejan, com a ajuda de Vera, dará início a uma desconcertante investigação, que se adensará cada vez mais, ao ponto de envolver a polícia secreta. Isto até se depararem com o último livro... 

Enquanto o mistério não é desvendado num final surpreendente, página após página, Zivkovic convida o leitor a reflectir sobre temas apaixonantes: qual a relação entre o autor e as suas personagens? Entre sonho e literatura? O que acontece quando se abre um livro? Um romance brilhante, imaginativo, subtil e fascinante que está a conquistar os leitores de todo o mundo.

A minha opinião:
Há livros que somos influenciadas a ler por opiniões alheias bem intencionadas, que nos suscitam um tal fascínio que mal podemos esperar para começar a lê-lo. Este foi um desses casos de atração imediata e avassaladora, que se manteve desde as primeiras páginas num leitura rápida e compulsiva. Um livro que se lê num dia. 

Não é um livro memorável mas é certamente propício a um tempo de evasão e introspeção, equilibrado com alguma diversão e mistério. Escrito com uma simplicidade envolvente, uma narrativa bem desenvolvida e ritmada em que não faltam mortes inexplicáveis numa livraria idílica para bibliógrafos como eu, e um inspector licenciado em literatura com estranhas sensações que carateriza como "dejá vu" possivelmente afectado pelo chá de figo e pela companhia da Vera. (Claro que tinha tudo para me atrair!)

Falta o Último Livro. Um livro fatal! E um desfecho inesperado. 

Recomendado. Um prazer de ler.

1 comentário: