Páginas

sábado, 17 de agosto de 2013

Tigres Sob Um Céu Vermelho

Autor: Liza Klaussmann   
Edição: 2013, maio

Páginas: 328
ISBN: 9789722525640
Editora: Bertrand Editora

Sinopse:
Nick e a sua prima, Helena, cresceram a compartilhar os verões quentes na Casa do Tigre, propriedade da família. Como a Segunda Guerra Mundial entretanto termina e elas estão à chegar à idade adulta, preparam-se para partir à conquista do mundo. Nenhuma delas encontra a vida que tinha imaginado e, com o passar dos anos, as viagens até à Casa do Tigre assumem uma nova complexidade.

É então que, à beira da década de 1960, a filha de Nick e o filho de Helena fazem uma descoberta sinistra que mergulha numa sombra profunda a luminosidade daquela ilha outrora brilhante. Magnificamente contado a partir de cinco perspetivas, Tigres Sob Um Céu Vermelho é um romance latente de violência, traição, paixão e segredos por detrás de uma fachada pura e delicada.

A minha opinião:
Um romance perturbador. Thriller psicológico familiar.

Envolvente na medida em que nos cinge a tentar descobrir na leitura individual da narrativa de cada uma das cinco personagens que compõem o agregado familiar, quando se dará a tragédia. A Pulsão que se sente em cada um extravasa para uma reação extrema/ limite enquanto relatam a sua versão dos mesmos acontecimentos no mesmo período. Personagens devastadas. Fragmentadas. Sentimentos ambíguos de amor/ ódio. Um puzzle a construir, para percebermos a complexidade dos sentimentos humanos e o quão difícil discernir a razão que move cada um. 

Não é um livro luminoso, agradável mas sombrio e até melodramático. Apesar da paisagem descrita ser aprazível e desejável mas a época retratada é de recuperação e renovação em que tudo está marcado pelo dor da 2ª Guerra Mundial. 

Um livro interessante mas que não me conquistou.

Sem comentários:

Enviar um comentário