Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

MISTER GREGORY

Autor:  Sveva Casati Modignani
Edição: 2011, Setembro
Páginas: 464
ISBN: 978-972-0-04358-0
Editora:  Porto Editora

Sinopse:
Aos oitenta e cinco anos, Gregorio Caccialupi passa em revista uma vida intensa marcada por contrariedades e vitórias. Para trás ficam as recordações de uma infância pobre na Itália dos anos 1930 e uma decisão que mudou para sempre a sua vida - emigrar para a América em busca de um futuro melhor.
Ambicioso e determinado, coleciona sucesso atrás de sucesso e uma série de mulheres procuram conquistar o seu coração - Florencia, o seu primeiro amor, Nostalgia, com quem se casou, e Erminia, a sua derradeira paixão. Com o decorrer do tempo, Gregorio Caccialupi torna-se Mister Gregory, dono de uma importante cadeia de hotéis, um homem rico e influente. Porém, um investimento mal calculado leva-o à ruina. Conformado com a sua vida discreta num lar de idosos, está longe de saber que um encontro inesperado lhe trará uma revelação surpreendente e a possibilidade de retomar as rédeas do seu destino.
Mister Gregory é um magnífico romance de Sveva Casati Modignani, que pela primeira vez elege como protagonista um homem: complexo, terno e fiel aos seus princípios, sedutor, esquivo e sempre irresistível.

A minha opinião:
Confirmei mais uma vez o quanto admiro e aprecio os romances de Sveva Casati Modignani, pela sua capacidade criativa nas histórias de vida de carismáticas personagens, bem como o seu talento para as contar envolvendo o leitor desde as primeira páginas.

Este volumoso romance é para mim, talvez o mais maravilhoso de todos os que li desta autora.

Mister Gregory que é uma personagem fascinante. Integro e profundamente honesto com uma aurea de mistério para as mulheres, que por ele suspiram. Um porte nobre e elegante apesar das origens humildes. Gregorio enquanto italiano e Gregory com a nacionalidade americana é um homem que se fez a si próprio quando desiludido com a separação dos pais e com o que supunha ciumes da bela Isola, a sua muito amada mãe, embarcou para os Estados Unidos determinado a vencer na vida.

Toda a sua história é luminosa e enquanto leitora também fui seduzida por ele.

Quem conhece a escrita de Sveva e as pausas/ capítulos que nos deixam em suspense sempre que muda de tema ou aborda outra perspectiva percebe que a técnica que usa é de uma hábil contadora de histórias que bem poderia ser uma narrativa verbal. Emoções não ficam de fora e o envolvimento é completo em que visualizamos todas as personagens com as suas caracteristicas fisicas e psicológicas

Romance intenso que me fica na memória e no coração durante muito tempo e que quando com o tempo se esbater vou gostar de o reler com prazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário