Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Um Violino na Noite

Autor:  Jojo Moyes
Edição: 2010, Abril
Páginas: 416
ISBN: 9789720045423
Editora: Porto Editora

Sinopse:
Isabel Delancey, uma mulher frágil e ainda jovem, alheada das vicissitudes do dia-a-dia, vivia para a música: era violinista numa orquestra sinfónica. O que a prendia à realidade era o amor que sentia por Laurent, o seu marido. Quando este morre num brutal acidente, Isabel vê-se obrigada a confrontar-se com a terrível situação financeira em que o marido deixou a família e a assumir o papel de mãe que sempre tinha sido desempenhado por uma ama.
A Casa Espanhola, uma propriedade que herda inesperadamente, sendo uma fonte inesgotável de problemas, vai ser ao mesmo tempo um desafio à sua coragem e determinação, transformando Isabel numa mulher madura. Ali, vai encontrar uma solidariedade inesperada, um rancor visceral e o amor.

A minha opinião:
Com este livro, ficamos próximos das personagens e lidamos com as suas dificuldades, e a leitura não pára até chegarmos ao epílogo. Começamos por perceber o sacrifício de Laura McCarthy por ambição de uma casa decrépita. Não se trata de uma casa qualquer, mas a Casa Espanhola, uma propriedade aprazível e privilegiada. De seguida, compreendemos a fatalidade de Isabel que, em determinado momento, me irritou um pouco. Uma mulher-menina que viveu dedicada à sua música. Um talento incrível como 1ª violonista e uma nulidade como mãe e mulher em todos os aspectos práticos do dia-a-dia. Assim, foi ludibriada e manipulada grosseiramente por Matt McCarthy que era obcecado pela casa, quando se ofereceu para as obras de recuperação.
O recatado Byron conquista-nos com a sua força e ternura silenciosa.
Percebemos o peso da comunidade e como cada um pode afectar um todo.
Mas, em toda a trama, compreendemos que, com esforço e determinação, tudo se pode superar pelo bem-estar da família, recomeçar a viver.
 

1 comentário:

  1. Estou com uma grande vontade de ler este livro, pois só tenho ouvido coisas fantásticas sobre ele. :)

    ResponderEliminar