Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

Helena de Tróia - Volume I de II

Autor:  Margaret George
Edição: 2010, Abril
Páginas: 368
ISBN: 9789898032768
Editora: Chá das Cinco

Sinopse:
Filha de um deus, mulher de um rei, prémio da guerra mais sangrenta da Antiguidade, Helena de Tróia inspira artistas há milénios. E Margaret George dá nova vida ao grande conto homérico, pondo Helena a narrar a própria história. Através dos seus olhos e da sua voz, vivemos a descoberta da jovem Helena sobre a sua origem divina e beleza avassaladora. Pouco mais do que uma menina, Helena casa-se com Menelau, rei de Esparta, e dá-lhe uma filha. Aos vinte anos de idade, a mulher mais bela do mundo estava resignada com um casamento desapaixonado - até encontrar o atraente príncipe troiano, Páris. E quando os apaixonados fogem para Tróia, guerra, assassínio e tragédia tornam-se inevitáveis. Em Helena de Tróia, Margaret George capturou uma lenda intemporal num conto hipnotizante acerca de uma mulher cuja vida estava destinada a criar conflito... e a destruir civilizações.

A minha opinião:
Tomei o gosto pela leitura, quando, há vários anos atrás, uma amiga insistiu que eu lesse um livro - Presságio de Fogo de Marion Zimmer Bradley. Neste livro, também acontecia uma recriação da mítica história de Homero, recontada do ponto de vista feminino da bela e atormentada princesa troiana Cassandra.
Esta narrativa também é conduzida por uma bela, corajosa e decidida mulher - a própria Helena. Desde a sua infância marcada pela profecia e ascendência divina, até à desapaixonada escolha de marido, passando pelo seu apelo à deusa Afrodite, que, quando aceite, determina o encontro e a fuga com Páris.
Articulando história e mitologia grega, esta narrativa tem fascinantes personagens que se relacionam credivelmente num tempo em que profecias e presságios influenciavam e determinavam destinos.
Deuses e humanos convivem e são uma constante neste conto intemporal sobre a mais bela mulher do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário