Páginas

domingo, 21 de agosto de 2011

Vai Dando Notícias

Autor: Catherine O'Flynn
Edição: 2011, Junho
Páginas: 280
ISBN: 978-972-252-260-1
Editora: Bertrand

Sinopse:
Vai Dando Notícias conta a história divertida e emocionante de Frank, o apresentador do noticiário de uma televisão local. Por baixo da sua identidade desajeitada e pouco original, Frank é assombrado por desaparecimentos: a misteriosa morte do seu predecessor, Phil Smethway, provocada por um condutor que fugiu; a demolição da arquitectura pós-guerra do seu pai e a passagem incógnita dos que morrem sozinhos na cidade.Frank esforça-se por entender estas ausências enquanto tem de transmitir intermináveis notícias locais sobre buracos que se abrem nos jardins das pessoas e tenta lidar com a sua mãe irredutivelmente infeliz.
O resultado é uma coisa rara: um romance cujas páginas se voltam incansavelmente, que faz as perguntas importantes de uma forma acessível, que nos faz rir em voz alta, e que é genuinamente tocante e inevitavelmente animador.

A minha opinião:
Interessante e tocante, mas não achei divertido. Aborda, de um modo desprendido e algo melancólico, o mundo das notícias e a existência invisível de algumas pessoas que desaparecem sem saudade, assim como a de outros que se dedicam à carreira que os devia perpetuar, ou mesmo aqueles que valorizam tanto a imagem e o exterior que perdem o essencial de si mesmos.
No fim, a nossa ausência é o que resta de nós.

Um irónico romance, que me pareceu um tanto tenebroso na análise de como escolhemos viver e do impacto/testemunho que deixamos no mundo e naqueles que amamos e que nos amam.
Um livro que questiona os valores da sociedade actual.

Sem comentários:

Enviar um comentário