Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

O Mundo Invisível

Autor: Shamim Sarif
Edição: 2009
Páginas: 272
ISBN: 978-989-666-022-2
Editora: Edições Contraponto

Sinopse:
África do Sul. 1950. As primeiras leis raciais do apartheid começam a ser implementadas. Amina é uma jovem de espírito livre que desafiou as convenções da comunidade indiana em que cresceu e decidiu trabalhar por conta própria. É dona de um café, um sítio cheio de boa disposição, música, comida caseira… e mistura de raças.O seu sócio é negro, a sua empregada é mestiça, a clientela é de todas as cores e feitios – e Amina tem muitas vezes de subornar a polícia para conseguir manter o café aberto. 
Miriam é uma jovem indiana mãe de família, tradicional e subserviente. O seu casamento foi combinado pela família e ela faz todos os possíveis para manter um bom ambiente em sua casa – apesar dos acessos de raiva do marido.
Quando estas duas mulheres se conhecem, o encontro entre os seus dois mundos vai transformar as suas vidas

A minha opinião:
A mestria em contar uma história e o talento da escritora são inquestionáveis nesta obra. 
Tenho lido bons livros mas este enquadro-o na categoria de excelente.
De uma simplicidade tocante relata um tempo e um lugar - África do Sul e a comunidade indiana em que as leis e as convenções sociais marcavam o ritmo de vida e subjugavam sem o direito à diferença ou à liberdade individual. 
As grandes conquistas são pequenas e invisíveis mas determinação e coragem podem manifestar-se na pessoa mais humilde, dócil e servil como a Miriam ou na rebelde Amina que com inteligência luta contra o sistema e faz a diferença. 
Impossível não reflectir enquanto se lê.

Sem comentários:

Enviar um comentário